domingo, abril 21, 2013

O significado de Lula ser chamado no lançamento do 'Fome Zero' mexicano


O presidente do México, Enrique Peña Nieto, lançou o programa México Sem Fome (Mexico Sin Hambre). Chamou o presidente Lula para participar do lançamento.

Os programas brasileiros de inclusão social, combate à fome e à miséria, deram tão certo durante o governo Lula, que passaram a ser imitados ao redor do mundo.

A tecnologia social desenvolvida no Brasil já deu as fórmulas para outros países copiarem à vontade, e o presidente do México não precisaria necessariamente da presença de Lula para lançar e fazer seu programa.

Porém a presença de Lula, mais do que todo o simbolismo que representa, é um extraordinário ato político para o mundo.

Para Peña Nieto, esse aval do maior líder mundial no combate à pobreza da atualidade, é garantia de calar os opositores "rola-bostas" de lá, além de lhe dar projeção internacional.

Para Lula e para todo o campo político humanista que ele representa, é mais um aliado, de um país de grande economia e população, com grande desigualdade, que arregaça as mangas para colocar em prática a erradicação da pobreza, e alinha-se para o desenvolvimento humano dos outros países mais pobres da Amércia Latina e da África.

Torna-se também, nem que seja pelo exemplo, mais um país que se alinha nos fóruns multilaterais na luta por mudanças na ordem mundial, que leve à erradicação da fome e da miséria no mundo.




Do Instituto Lula:

Lula no México: “Eu vim aqui dar um testemunho. É possível acabar com a fome do mundo”

A iniciativa, uma das prioridades de Peña Nieto no seu início de mandato, é inspirada nos programas e no compromisso do governo brasileiro no combate à pobreza. ”O programa Fome Zero no Brasil inspirou em boa medida a Cruzada Nacional contra a fome”, declarou a ministra Robles. Peña Nieto destacou como o exemplo do Brasil inspira a iniciativa “você teve êxito e tirou 33 milhões de brasileiros da pobreza. Aqui estamos empenhados para 7 milhões e meio de mexicanos abandonem essa condição e tenham dignidade. “

Lula, com uma vestimenta tradicional da região falou de como a experiência brasileira prova que é possível erradicar a miséria no mundo. “Eu vim aqui dar o meu testemunho. É possível terminar a fome no mundo. O que necessitamos são de governos comprometidos com os pobres. Os ricos não precisam dos governos. Quem precisa do governo são as pessoas pobres do mundo. “

O ex-presidente brasileiro disse que as críticas que as iniciativas de combate à pobreza estão recebendo no México são iguais as que ele recebia no começo do seu governo. E incitou Peña Nieto a ter no seu governo um compromisso permanente com os mais pobres “Este país tem tudo que seu povo necessita, e agora, presidente, eles tem você. Não falte com eles.”

Nenhum comentário: