sábado, março 30, 2013

Igor Felippe: “O Viomundo já saiu das suas mãos, Azenha e Conceição”

do Igor Felippe, via e-mail

Do Viomundo

Há homens que lutam um dia e são bons,
há outros que lutam um ano e são melhores,
há os que lutam muitos anos e são muito bons.
Mas há os que lutam toda a vida
e estes são imprescindíveis”
Bertold Brecht

Caro amigo Azenha,

Tenho certeza que o blog Viomundo não vai fechar. Porque você e a Conceição Lemes são imprescindíveis.

E aqueles que são imprescindíveis lutam a vida inteira.

O vaticínio é de Bertold Brecht, o dramaturgo alemão comunista que saiu do seu país com a chegada de Hitler ao poder.

A sua vontade individual, Azenha, vale pouco agora. Para o bem e para o mal.

O Viomundo cresceu e se tornou o melhor blog do Brasil.

É o melhor porque informa, agita, educa e chama â reflexão seus leitores, tratando de temas da conjuntura política e de questões profundas da sociedade brasileira.

Com isso, conta com a contribuição de dezenas de pessoas e tem milhares de leitores.

O blog já saiu das suas mãos, Azenha e Conceição.

Vocês são apenas síndicos desse condomínio, formado por aqueles que têm uma visão crítica da realidade, que não se satisfazem com a mediocridade da velha mídia e que querem transformar profundamente este país.

Os sujeitos cumprem um papel importante na história. E você, Azenha, é um desses sujeitos.

A emergência da internet criou um canal de comunicação para além das TVs, rádios e jornais concentrados nas mãos de uma oligarquia intolerante e truculenta.

As contradições criadas no seio da sociedade brasileira com a eleição de um torneiro mecânico aproximaram jornalistas exiladas nos grandes meios de comunicação das organizações políticas progressistas.

Vamos ser diretos: aproximou jornalistas críticos da luta de classes, para usar uma expressão fundamental para compreender a realidade contemporânea.

O Brasil passou pela escravidão e por duas ditaduras, que perseguiram, torturaram e mataram aqueles que defendiam a liberdade e a igualdade.

A burguesia brasileira é intolerante. Não tolera pensamento diferente, não tolera críticas e não tolera traição.

A saída da Globo, as críticas ao jornalismo do grupo e o sucesso do Viomundo representam uma traição para os poderosos.

No Brasil, perfilaram na trincheira da luta pela liberdade e igualdade inúmeros lutadores do povo, como Zumbi, Apolônio de Carvalho, Luís Carlos Prestes, Carlos Marighella, Francisco Julião, João Pedro Teixeira, Helenira Rezende, Florestan Fernandes, Leonel Brizola, Darcy Ribeiro…

Todos enfrentaram os poderosos. Foram derrotados pela morte. Lutaram até o fim da vida.

Azenha, a condenação imposta por uma Justiça do Rio de Janeiro que se submete às vontades das Organizações Globo, é mais um capítulo da luta de classes no Brasil.

É a luta dos detentores do poder contra aqueles que representam obstáculos para o exercício do poder, por se associar às causas do povo brasileiro.

Essa luta é dura, inglória, desgastante e, especialmente, perigosa.

O grande professor Florestan Fernandes escreveu sabiamente que “contra a intolerância dos ricos, a intransigência dos pobres”.

Não podemos transigir. Cabe a todos nós fazer uma grande campanha para denunciar a perseguição da Globo, arrecadar recursos para pagar a multa e intensificar a luta pela democratização do sistema de comunicação.

Azenha, cabe a você continuar o seu grande trabalho, porque o fechamento do blog representaria uma derrota para todos nós.

Então, vamos coletivamente enfrentar esses desafios, para que juntos possamos impor uma derrota para aqueles que mandam neste país.

Um grande abraço,

Igor Felippe

Igor Felippe é jornalista

PS do Viomundo: Sobre este assunto Azenha e eu, Conceição Lemes, divergimos profundamente. Num post, que publicaremos mais tarde, vou detalhar o que penso. Mas eu respeito e compreendo muito bem a posição do Azenha, que há anos lida com problemas graves de saúde na família e, agora, tem de enfrentar mais esta batalha contra a Globo.

COMENTÁRIO E & P

Eu concordo com o Igor, essa luta é coletiva está na hora de denunciarmos a ditadura midiática exercida pela Globo, Folha, Veja e Estado, que querem o monopólio da informação, para mentir e desinformar o povo brasileiro. Essas empresas já ultrapassaram o limite do razoável e são uma ameaça à democracia brasileira. Devemos criar mecanismos para ter fundos e ajudar os companheiros como o Azenha. Estou disposto a colaborar financeiramente dentro das minhas limitações. Acredito que se todos os que são leitores do Azenha e lutam por uma informação democrática também colaborarão. Seria uma derrota coletiva se o Viomundo fechasse.Eles só não levarão o governo federal em 2006 e 2010 por causa da blogosfera e estão furiosos com isso. Vão jogar todas as fichas em 2014 e para isso o Viomundo, o Conversa Afiada e o entre outras fontes de informação democrática deverão sumir do mapa.Infelizmente o governo federal nada fez para fortalecer a imprensa alternativa e o judiciário brasileiro é corrupto e faz o que mandam. Faz parte da guerra o enfrentamento de mais essa batalha. A luta contra a opressão e a ditadura é eterna companheiros!

Nenhum comentário: