quinta-feira, novembro 24, 2011

Wikileaks: Chevron, Exxon e outras multinacionais fizeram lobby contra Petrobrás para monopolizar pré-sal



by midiacrucis
i Rate This

Wikileaks: Chevron, Exxon e outras multinacionais fizeram lobby contra Petrobrás para monopolizar pré-sal
O site Wikileaks divulgou, na sexta-feira (18), novos telegramas que revelam como as petroleiras norte-americanas armaram um pesado lobby junto com a missão diplomática ianque, para atuar no Congresso Nacional na votação das leis que regulamentam a exploração do petróleo na camada pré-sal. Os documentos mostram que as empresas ficaram aborrecidas com o fato de a Petrobrás ter ficado como única operadora.

Um telegrama enviado a Washington pelo consulado americano no Rio de Janeiro, em 2 de dezembro de 2010, com o título “A indústria de petróleo vai conseguir combater a lei do pré-sal?”, detalha a estratégia adotada pelas petroleiras para interferir no Congresso.

“As empresas vão ter que ser cuidadosas”, observa um dos textos. “Diversos contatos no Congresso (brasileiro) avaliam que, ao falar mais abertamente sobre o assunto, as empresas de petróleo estrangeiras correm o risco de galvanizar o sentimento nacionalista sobre o tema e prejudicar a sua causa”.

Nos documentos, a diretora da americana Chevron no Brasil, Patrícia Padral, afirma que o tucano José Serra prometeu mudar as regras aprovadas se fosse eleito presidente da República. Ela também teria reclamado de uma suposta apatia da oposição: “O PSDB não apareceu neste debate”. Segundo a diretora, Serra se opunha à lei, mas não demonstrava “senso de urgência”.

“Deixa esses caras (do PT) fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava… E nós mudaremos de volta”, teria dito o pré-candidato.
Outro telegrama, de 27 de agosto de 2009, revela que as petroleiras ficaram enfurecidas com a definição da Petrobrás como operadora única. Para a diretora de relações internacionais da Exxon Mobile, Carla Lacerda, a estatal brasileira terá todo o controle sobre a compra de equipamentos, tecnologia e a contratação de pessoal, o que poderia prejudicar os fornecedores norte-americanos.

Os documentos confidenciais divulgados pelo site apontam ainda que, entre as preocupações dos americanos, o principal temor era que o modelo de partilha favorecesse a competição chinesa, já que a empresa estatal da China poderia oferecer mais lucros ao governo brasileiro.

“Com a indústria resignada com a aprovação da lei na Câmara dos Deputados, a estratégia agora é recrutar novos parceiros para trabalhar no Senado, buscando aprovar emendas essenciais na lei, assim como empurrar a decisão para depois das eleições de outubro”, diz. Como parceiros, o empresário Eike Batista (OGX), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Lacerda, da Exxon, disse que a indústria planeja fazer uma ‘marcação cerrada’ no Senado, mas, em todos os casos, a Exxon também iria trabalhar por conta própria para fazer lobby”. Já a Chevron pressionou o Congresso americano pela confirmação de Thomas Shannon com embaixador no Brasil, considerando que ele poderia ter grande influência nesse debate.

Fonte: HoradoPovo

COMENTÁRIO E & P

Por ai dá para ver quem são os traíras no Brasil. Pessoas, partidos, empresário e imprensa defendendo interesses de empresas estrangeiras contra o país. É a sub-elite brasileira que não tem projeto de desenvolvimento e melhoria do povo brasileiro. Os Estados Unidos usaram todo o ouro da Califórnia e o petróleo do Texas para se desenvolverem e agora querem que aconteça com nosso petróleo o que aconteceu com o ouro das Minas Gerais, que vá enriquecê-los mais ainda, deixando apenas uma imensa cratera e pobreza onde outrora havia riqueza. A exploração do pré-sal é a oportunidade para que o Brasil desenvolva toda uma cadeia produtiva na área do petróleo. Indústria naval, siderúrgica, química, de tecnologia, serviços entre outras podem criar musculatura com a exploração desse petróleo. E a Petrobras é a única empresa do mundo que tem o conhecimento necessário e o compromisso com o povo brasileiro para desenvolvê-la. Vários países do Oriente Médio possuem petróleo, mas não desenvolveram nenhuma indústria, pois a transnacionais é quem oferece toda a infraestrutura. No dia em que o petróleo acabar esses países terão apenas as areias do deserto e os buracos por onde antes jorrou petróleo. Além disso, os Estados Unidos geralmente implantam governos fantoches nesses países, para garantir privilégios na comercialização do petróleo e lucros para as suas empresas. A Venezuela de Chávez é um país onde antes havia um fantoche dos Estados Unidos. O Brasil também teve no período de 1995-2002, o governo fantoche dos tucanos. O PSDB fez TUDO os que os esteites mandaram, com privatização, compra dos equipamentos do SIVAM da Raytheon, tirar sapato em aeroporto. Os fantoches são sub-governos locais, que seguem as diretrizes de Washington. E a imprensa também é parte dessa trama que vai contra os interesses do povo brasileiro. Ela segue os ditames dos esteites. Cada dia mais isso fica mais claro. A Chevron que o diga.

Nenhum comentário: