quinta-feira, novembro 17, 2011

Vídeo - Ex-combatente no Iraque




Este vídeo mostra o ex-soldado-combatente Mike Prysner falando de forma critica sobre a sua participação e de seu país na guerra dos EUA contra o Iraque.

O que nos leva a refletir sobre a ocupação do Haiti por exércitos multinacionais.

Essa ocupação já dura 7 anos, o que deveria ter sido mais do que suficiente se houvesse apenas a intenção de ajuda humanitária.

O Haiti apesar de ser conhecido como o pais onde pessoas se alimentam de bolacha de terra, é uma nação que possui várias jazidas de petróleo como mostrado no http://acordem.com/blog/15313// .

A ONU nos últimos 2 anos gastou para manter essa ocupação o equivalente a 300.000 casas populares, e o Brasil, desde 2004 já gastou o correspondente a 20.000 casas populares.

Será que esse dinheiro não poderia ser melhor utilizado numa ajuda mais efetiva a essa nação ? Ou os verdadeiros interesses são outros ? Há duas versões: uma de que o Brasil coordena as tropas e a segunda é que os EUA coordenam as ações (através do Bill Clinton).

Não se trata de comparar a atuação das tropas brasileiras no Haiti com a atuação das tropas norte-americanas no Iraque, mas termos clareza dos verdadeiros motivos das ocupações/invasões. O que realmente está por traz ? Com certeza não é o que a TV Globo transmite. Está é a questão.

Ultima pergunta: Qual foi a bandeira ateada no aeroporto do Haiti, na ocasião do terremoto ?

Quaisquer que sejam as razões alegadas, não se justifica nenhum pais ou vários, ocupar ou invadir outra nação soberana.

Mas... eis as declarações do ex-combatente no vídeo sobre o conflito dos EUA com o Iraque, confira:

http://www.youtube.com/watch?v=JFOmnAjk1EQ&feature=PlayList&p=5E876630D2BF32

COMENTÁRIO E & P

Dinheiro para assassinar iraquianos, afegãos e líbios não falta! Agora uma boa parte da população dos esteites não tem seguro saúde, está sem eira nem beira, se precisar vai morrer na rua. É comum falar mal do SUS brasileiro, mas por aquilo que ele tem de maior qualidade que é o direito a universalização à saúde. Isso não existe nos Estados Unidos e tem quem ainda acha que a crise é pela parca cobertura social que esse país oferece. Escondem os mais de US$ 4 trilhões gastos nas guerras do Iraque, Afeganistão e Líbia. Isso daria para resolver o problema habitacional nos Estados Unidos. Uma boa parte desses recursos foi desviada pela rede de corrupção estadunidense, em que empresas pegaram o dinheiro e não executaram o serviço. Isso para quem acredita que a corrupção é um mal que só aflinge os países não desenvolvidos. A corrupção lá é mais sofisticada. Deram um prejuízo ao povo estadunidense de US$ 700 bilhões. Esse foi o socorro dado pelo governo a empresas fraudadora. A imprensa brasileira assim como boa parte da mundial está no bolso desse país. Não publicam a repressão que estão fazendo com o movimeno OCCUPY. Se fosse na Venezuela, Irã ou Cuba, a imprensa nacional estaria histéria, acusando os governos desses países de ditadores. E ai não vão chamar Obama de ditador? Não porque a pauta internacional não é feita no Brasil. Vem de fora. É a pura hipocrisia. A imprensa não informa o que deveria senão a ideologia de direita que ela defende não sobreviveria. É preciso uma nova imprensa para que tenhamos um novo mundo. Essa que está ai apoia um estado militarista que pode extinguir espécie humana! Ela faz isso, por motivos idelógicos e porque é lucrativo.

Nenhum comentário: