quarta-feira, maio 25, 2011

Plano para etanol deve ser levado a Dilma em dez dias


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem que o governo vai preparar um plano para o etanol a ser apresentado em dez dias à presidente Dilma Rousseff com o objetivo de evitar que se repitam, em 2012, os problemas de abastecimento verificados este ano. No início de 2011, houve crise de abastecimento e alta do preço do etanol durante a entressafra.

Lobão disse que Dilma recomendou a ele e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que sejam tomados todos os cuidados para evitar que os problemas se repitam no próximo ano. Segundo ele, os ministérios de Minas e Energia, Fazenda, Agricultura e Indústria e Comércio estudam um plano conjunto que, além do etanol, vai incluir o açúcar. “Ficamos de elaborar o plano dentro de dez dias para levar a ela [à presidente], a quem caberá decidir”, disse Lobão.

Ele fez a declaração em visita ao campo de Peregrino, na Bacia de Campos (RJ), onde a norueguesa Statoil começou, oficialmente, a produção de petróleo no país. Segundo Lobão, o plano para o etanol poderá incluir formação de estoques reguladores. Devem ser feitas reuniões com produtores e distribuidores, disse. Lobão disse que a possibilidade de a Agência Nacional do Petróleo (ANP) passar a controlar a produção de álcool será considerada. “A ANP já tem autorização legal para fazer isso e a ideia é ampliar o quadro de funcionários da agência para atender as exigências da legislação.”

Fonte: Valor Econômico, Por Francisco Góes

Nenhum comentário: