quarta-feira, março 12, 2008

Lula pede euforia comedida ao comemorar resultado do PIB

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, comemorou nesta quarta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o crescimento de 5,4% da economia do Brasil em 2007. Segundo informou o ministro, o governo está satisfeito com o crescimento, mas acha que ainda pode melhorar.

Dá para manter neste ano ritmo de expansão de 2007, diz Mantega


“O presidente Lula até brincou comigo durante nossa reunião dizendo que acha que nós temos que passar uma visão de euforia comedida. Estamos satisfeitos, mas achamos que pode melhorar”, disse. Ele acrescentou que na opinião de Lula esse crescimento do PIB é resultado da confiança que o povo brasileiro deposita no país.

Na visão de Paulo Bernardo, a confiança da sociedade com o governo só irá melhorar melhora a partir do momento em que o Congresso Nacional aprovar a reforma tributária e a partir do momento que se definir a política industrial. “Não iremos fazer mágica e nenhuma alteração drástica na política econômica do país, só iremos continuar trabalhando sério”, ressaltou.

Segundo o ministro, os dados divulgados, hoje, pelo IBGE mostrou que a inflação brasileira ficou “um pouco” acima do centro da meta que é de 4,5%. “Nossa perspectiva é muito boa nesse aspecto, portanto, achamos que vamos retomar essa possibilidade de diminuição de juros”, afirmou.

O ministro ressaltou ainda que o País poderá crescer mais nos próximos anos, com "menos gargalos" e "pressões inflacionárias". “Nós estamos com investimentos, aumentando nosso PIB potencial e podemos crescer mais nos próximos anos” disse Bernardo.

O ministro participou nesta manhã de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para avaliar os dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário: