terça-feira, janeiro 22, 2008

PAC: TREM-BALA COMEÇOU A RODAR

A Ministra Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira, dia 22, que o projeto do trem-bala Rio-São Paulo-Campinas está no PAC e já começou a andar. O presidente da Valec, empresa de estudos ferroviários ligada ao Ministério dos Transportes, Juquinha das Neves, disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta terça-feira que a licitação deve ocorrer até março de 2009 (aguarde o áudio).

“Nesse momento o BNDES está contratando uma empresa de consultoria para fazer uma análise da viabilidade econômica e também verificar toda a parte do projeto em si. A previsão é que até novembro todo esse conjunto de esforços esteja pronto para que a obra seja licitada, no mais tardar, no mês de março do ano que vem”, disse Juquinha das Neves.

Segundo Juquinha das Neves, o objetivo é concluir a obra do trem-bala até 2014, ano em que o Brasil será a sede a Copa do Mundo de futebol. Juquinha das Neves disse também que o trem-bala fará o percurso entre São Paulo e Rio de Janeiro em 1 hora e 25 minutos.

Leia a íntegra da entrevista com Juquinha das Neves:

Paulo Henrique Amorim – Eu acabei de ouvir a ministra Dilma Rousseff dizendo que o projeto do trem-bala Rio, São Paulo, Campinas já começou, já está andando. Em que pé está o projeto?

Juquinha das Neves – Nesse momento o BNDES está contratando uma empresa de consultoria para fazer uma analise da viabilidade econômica e verificar também todas as faixas do projeto em si. A previsão é de que até novembro todo esse conjunto de esforços esteja pronto e que a obra seja licitada no mais tardar até o mês de março do ano que vem. E isso está no PAC.

Paulo Henrique Amorim – Em março de 2009 vamos ter licitação para o trem-bala.

Juquinha das Neves – E, importante, incluindo o trecho Campinas.

Paulo Henrique Amorim – Isso, ela mencionou, é Rio, São Paulo e Campinas.

Juquinha das Neves – Exatamente.

Paulo Henrique Amorim – Pergunta: se for licitado em março de 2009, quando é que eu vou poder ir ao Rio de trem-bala?

Juquinha das Neves – Nós vamos realizar todos os esforços para construir até 2014, para a Copa do Mundo. Então vai ter que analisar a nova concepção do projeto, diminuir túneis e coisas desse tipo. Deixar algumas obras de arte de tal forma que a obra possa ser concluída nesse tempo. Deverá almejar esse tempo.

Paulo Henrique Amorim – Quanto tempo vai levar uma viagem do Rio a São Paulo?

Juquinha das Neves – Uma hora e vinte e cinco minutos.

Paulo Henrique Amorim – Uma hora e vinte e cinco minutos.

Nenhum comentário: