terça-feira, janeiro 29, 2008

AGNELLI VAI SE MUDAR PARA ZUG ?

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 902


Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PIG, Partido da Imprensa Golpista



. O funcionário da Vale Roger Agnelli merece do PIG o tratamento de dono da Vale e se deixa fotografar mais do que a Daniela Cicarelli.

. Chega a ser inacreditável que ele consiga trabalhar na Vale e, ao mesmo tempo, dar tantas entrevistas.

. É porque o PIG resolveu transformar a Vale no modelo da privatização.

. O PIG fez da Vale a “não-Petrobras”, que resistiu à tentativa do Farol de Alexandria de privatizá-la.

. A Petrobras não se deixou transformar em Petrobrax, lembram-se ?

. Agora, o PIG dá como fato consumado que a Vale vai comprar a anglo-suiça Xstrata (clique aqui para acessar o site da Xstrata) , com sede em Zug, na Suíça.

. O Estadão de hoje, pág. B12 (clique aqui para ler) garante que “os sócios autorizam a Vale a negociar a compra da Xstrata”.

. As páginas de economia do PIG, especialmente o Valor, se transformaram, como se percebe, em press-releases de luxo.

. (Estão mais distantes do Wall Street Journal e do Financial Times do que o Corinthians do Milan !)

. Por isso, os jornais do PIG tratam a transação de Agnelli (o dono) como fato consumado.

. Da mesma forma que, a esta altura, para o PIG, eu já deveria ter sido demitido do iG, já que, há muito tempo, Carlos Jereissati (que, para isso, vendeu o Shopping Center Iguatemi) e Sergio Andrade (que teve que vender a empreiteira) assumiram o controle da Brasil Telecom.

. A Xstrata é do mesmo tamanho da Vale.

. A Vale vai comprar a Xstrata ?

. Ou a Xstrata vai comprar a Vale ?

. A belga vai comprar a Brahma ou a Brahma vai comprar a belga ?

. O controle continuará a ser nacional ?

. Na Ambev, que o Ministro Palocci levou ao Presidente Lula como “a multinacional brasileira da cerveja”, o controle não está no Itaim Bibi, mas em Bruxelas ...

. Da mesma forma, a “BrOi”, a nova empresa de telecomunicações criada pelo PIG, poderá acabar na mão de um “socio estratégico” espanhol, mexicano ou até egípcio ...

. A PHA Comunicação, modesta acionista da Vale na Bolsa de São Paulo e de Nova York – como consta do Imposto de Renda – quer saber: continuará acionista de uma empresa brasileira ou anglo-suiça ?

. O que tem a dizer a CVM e a Bolsa ?

. Agnelli continuará a ser fotografado no Rio ou em Zug, aprazível cidade suíça, sede da Xstrata ?

. (Clique aqui para ver que beleza é Zug, para onde Agnelli, talvez, tenha que se mudar.)

. (Como se sabe, hoje, o dono da Vale não é Agnelli, mas a Previ, o Bradesco e o BNDES...)


COMENTÁRIO E & P

Como pode uma empresa que teve 50% das ações vendidas pelo estado brasileiro no (des) governo de FHC pelo equivalente a US$ 3,3 bilhões em 1996, comprar uma empresa por U$S 90 bilhões, 12 ANOS DEPOIS. Esse é um caso singular no mundo das finanças e mostra o quanto foi subestimado o preço de venda da Vale do Rio Doce. Os colonistas do Partido da Imprensa Golpista - PIG, mancomunados com os tucanos e demos pregam que ela foi um exemplo de privatização. Os mais éticos chamaram isso de privataria, em que ativos públicos eram subestimados para deleite de grupos vinculados ao tucanato que se apropriaram dessas empresas por preços irrisórios. Soa patético o senador tucano Artur virgílio dizer no senado que sua filhinha estava preocupada com a reestatização da empresa. O que o tucano não contou a sua filhinha é que ela, assim como todos os brasileiros foram tungados na venda dessa empresa. A Vale é mais do que uma empresa, é uma agência de desenvolvimento. Cabe, sim ao governo brasileiro estar preocupado com a compra da Xtrata, em que o risco de desnacionalização é muito grande e principalmente num cenário de recessão mundial em que muito provavelmente os preços dos minérios deverá cair. O funcionário Agnelli deverá seguir as orientações dos acionistas, e não se portar como dono da Vale, coisa que não é.

Nenhum comentário: