quarta-feira, julho 25, 2007

Movimento com deus pela liberdade

Empresários lançam movimento "Cansei" contra crise

Quarta, 25 de julho de 2007, 16h30


Bob Fernandes

Divulgação

Luiz D'Urso presidente da OAB-SP






Há uma semana se reuniram no escritório do empresário João Dória Jr. empresários e cidadãos indignados. Surgiu ali a idéia de um movimento que teria como bordões expressões como "Cansei da corrupção" e "Cansei do apagão aéreo".
A articulação ganhou o nome oficial de Movimento Cívico pelos Direitos dos Brasileiros, mas é informalmente conhecida como "movimento Cansei". O protesto será exposto por meio de uma campanha publicitária no rádio e na televisão.

Além de Dória, estavam presentes na primeira reunião os empresários Marcos Haddad, Jesus Sangalo (irmão da cantora Ivete Sangalo) e Sergio Gordilho, presidente da agência de publicidade África.

A África, de propriedade do publicitário Nizan Guanaes, ficou responsável pela concepção dos anúncios. Recentemente, Guanaes venceu a primeira concorrência de publicidade do governo federal - a MPM, uma de suas empresas, vai administrar a conta dos Correios.

Procurado por Terra Magazine, Gordilho disse que participou de uma reunião preparatória, mas indicou Jesus Sangalo como a pessoa mais apropriada para falar sobre o assunto.

Sangalo, por sua vez, afirmou que o principal organizador do movimento é Marcos Haddad, sócio da gráfica Arizona, que presta serviços ao mercado publicitário. Procurado em duas ocasiões, ontem e nesta quarta-feira, ele não foi localizado em sua empresa.

A assessoria de imprensa do empresário João Dória Jr. afirmou que ele não se pronunciaria, já que uma coletiva sobre o assunto está marcada para esta quinta-feira.

O presidente da OAB-SP, Flávio D'Urso, não esteve presente ao primeiro encontro, mas disse a Terra Magazine que participa do movimento e que dará nesta quinta-feira uma entrevista coletiva para explicar o assunto. Segundo ele, a campanha será lançada na sexta-feira.

Terra Magazine indagou: A OAB não esteve na reunião da semana passada. Ela vai encampar o movimento?
D'Urso responteu: Não fui porque tinha compromisso, mas estava representado. Nós estamos juntos.

É um movimento que conta, por exemplo, com empresários da Fiesp...
Mas não apenas. A Fiesp também, Paulo Skaf também, e o Alencar Burti, da Associação Comercial.

Pelo que sei é um movimento que tem como slogans 'basta de violência' e 'contra o baixo crescimento', entre outros itens que provocam indignação.
É isso, mas há outras coisas.

João Dória Jr. promove anualmente um encontro de empresários e políticos para discutir temas voltados ao desenvolvimento econômico. Para a última edição, ocorrida em abril deste ano, foram convidados ministros como Guido Mantega, Tarso Genro, Hélio Costa, Walfrido dos Mares Guia, Paulo Bernardo, Geddel Vieira Lima e Fernando Haddad, além do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Os únicos que compareceram foram Geddel e Meirelles.


Terra Magazine

Nenhum comentário: