sábado, julho 21, 2007

A manipulação do jornal o globo

O GLOBO FECHA A BOLSA DE NOVA YORK




O Banco Central alterou a fórmula de cálculo da TR. O que mudou foi o valor de um parâmetro utilizado no cálculo da TR. Como a taxa Selic está em queda, havia o risco de a TR ser negativa. Essa redução do chamado “parâmetro B” impede que a TR seja negativa.

A redução desse parâmetro impede também que a caderneta de poupança tenha um rendimento superior a qualquer outra aplicação financeira. Na edição desta sexta-feira, dia 20, o jornal O Globo, chamou isso de “garfada na caderneta” (Economia, página 25).

O professor de economia brasileira da Trevisan Escola de Negócios, Pedro Raffy, disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim que se o Banco Central não alterasse a fórmula de cálculo da TR para controlar o rendimento da caderneta de poupança, “o mundo inteiro iria querer investir na caderneta de poupança do Brasil” (clique aqui para ouvir o áudio).

“O cálculo da TR se origina da Selic. Quanto menor a Selic, maior será a proporção de rendimento da TR com a fórmula antiga... A questão é que proporcionalmente à Selic, o valor do rendimento da caderneta de poupança seria muito mais alto do que qualquer outra aplicação financeira, caso não ocorresse a mudança no redutor”, disse Raffy.

“A Bolsa de Nova York iria fechar, não é isso?” – perguntou Paulo Henrique Amorim.

“Quase isso... (viria todo mundo) aplicar em poupança no Brasil. Inclusive é um investimento garantido pelo fundo garantidor de crédito”, disse Raffy.

“Seria uma situação peculiar: ‘Bolsa de Nova York fecha e investidores vêm aplicar em poupança no Brasil’. Seria uma manchete bonita de dar”, disse Paulo Henrique Amorim.

“Já pensou?”, rebateu o professor Raffy.



Leia a íntegra da entrevista com o professor Pedro Raffy:

Paulo Henrique Amorim – O Banco Central fez uma mudança no cálculo da TR para a Poupança e para entender o que isso pode significar eu vou conversar com o professor Pedro Raffy, ele é professor de Economia Brasileira da Trevisan Escola de Negócios. Professor Raffy, o senhor vai bem?

Pedro Raffy – Tudo bem.

Paulo Henrique Amorim – Se o senhor pudesse explicar para o nosso leitor, para o nosso internauta, exatamente o que o governo fez e o que significa eu agradeceria muito.

Pedro Raffy – O Banco Central alterou o valor de um parâmetro utilizado no cálculo da Taxa Referencial, que é a taxa que remunera a Caderneta de Poupança e algumas outras aplicações e operações do mercado financeiro. Essa operação ocorreu especificamente no parâmetro “b”, que é um parâmetro utilizado no redutor para atingir o valor da Taxa Referencial. Como a Selic vem caindo nos últimos meses, e nós tivemos a última redução para 11,5% ao ano, havia um risco de a TR ser negativa, dependendo das condições. Então, o Banco Central foi obrigado a reduzir o valor do parâmetro “b”. Essa redução do valor do parâmetro “b” impede que a TR seja negativa.

Paulo Henrique Amorim – Então, isso beneficia quem depositou em poupança.

Pedro Raffy – Exatamente. Na verdade, quem tem aplicações na Caderneta de Poupança, com a mudança nesse redutor terá um benefício nesse novo cenário de redução de uma taxa de juros da ordem de 11,5% ao ano e que provavelmente encerrará o ano com nível inferior a 11%.

Paulo Henrique Amorim – Agora, com relação à comparação da Caderneta de Poupança com os investimentos em Renda Fixa e os investimentos em Renda Variável, como fica a competitividade da Poupança agora?

Pedro Raffy – A Poupança está se tornando cada vez mais competitiva. Apesar de a rentabilidade da Caderneta de Poupança ser menor que a rentabilidade dos Fundos de Renda Fixa e DI, o Imposto de Renda existente no Fundo de Renda Fixa e no DI fazem com que a rentabilidade final seja menor do que a Caderneta de Poupança. E isso já está acontecendo. E nós podemos verificar isso na migração de volume financeiro dos fundos para a Caderneta de Poupança.

Paulo Henrique Amorim – E esse é um fenômeno que já está ocorrendo?

Pedro Raffy – Sim, já vem ocorrendo.

Paulo Henrique Amorim – E com relação ao depositário da Poupança, frequentemente um depositário de renda mais baixa, o senhor acredita que haverá uma tendência de aumentar os depósitos em Poupança com essa mudança?
Pedro Raffy – Na verdade, o investidor de baixa renda já utiliza a Caderneta de Poupança...

Paulo Henrique Amorim – Mas eu pergunto: isso deve se acentuar agora, com essa vantagem?

Pedro Raffy – Sim, nós já observamos esse movimento já. É claro que parte do Fundo de Renda Fixa também migrou para o Fundo de Renda Variável, que são os fundos que destinam parte de suas aplicações ao mercado acionário. Porque a rentabilidade que nós demos ela tende a se aproximar de rentabilidade de uma economia estabilizada, portanto, uma rentabilidade de 6%, 7% ao ano.

Paulo Henrique Amorim – Agora, eu gostaria que o senhor me ajudasse a entender o seguinte: o caderno de economia do jornal O Globo, de hoje, abre com a seguinte manchete: “Garfada na caderneta - BC altera cálculos da TR para atenuar perdas, mas rendimento cairá quase 10%”. Como compatibilizar a essa informação com a sua informação de que o investidor em Caderneta de Poupança se beneficiará?

Pedro Raffy – É que funciona da seguinte forma: a TR, o cálculo da TR se origina da Selic.

Paulo Henrique Amorim – Certo.

Pedro Raffy – Quanto menor a Selic, maior será a proporção de rendimento da TR com a fórmula antiga. Apesar de ocorrer, de fato, uma redução no rendimento da Caderneta de Poupança, promovida pela fórmula, desse rendimento proporcionalmente a rendimentos de títulos públicos, fundos de investimentos etc., ele aumenta. A questão é que proporcionalmente à Selic, o valor do rendimento da Caderneta de Poupança seria muito mais alto do que qualquer outra aplicação financeira, caso não ocorresse a mudança n o redutor.

Paulo Henrique Amorim – Então é uma mudança inevitável em relação à queda da Selic e a Popança continuará competitiva em relação aos outros ativos.

Pedro Raffy – Sim.

Paulo Henrique Amorim – É essa a sua resposta?

Pedro Raffy – Sim.

Paulo Henrique Amorim – Então não houve uma garfada na Poupança.

Pedro Raffy – É que se o redutor antigo fosse mantido, se a metodologia antiga fosse mantida, a rentabilidade seria maior. Então, desse ponto de vista ocorreu uma redução, mas não seria adequado nós termos um rendimento de Caderneta de Poupança tão alto dada a nova realidade do mercado financeiro, da taxa Selic.

Paulo Henrique Amorim – E o mundo inteiro viria aplicar em Caderneta de Poupança no Brasil?

Pedro Raffy – Exatamente.

Paulo Henrique Amorim – A Bolsa de Nova York ia fechar, não é isso?

Pedro Raffy – Quase isso, viu.

Paulo Henrique Amorim – Fechava a Bolsa de Nova York e vinha todo mundo aplicar em Poupança no Brasil.

Pedro Raffy – Aplicar em Poupança. Que inclusive é um investimento garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito.

Paulo Henrique Amorim – Seria uma situação peculiar: Bolsa de Nova York fecha e investidores viriam aplicar em Poupança no Brasil.

Pedro Raffy – Já pensou?

Paulo Henrique Amorim – Seria uma manchete bonita de dar. Veja o senhor o que faz a imprensa brasileira!

Pedro Raffy – Pois é. Mas é importante. Precisamos da imprensa.

Paulo Henrique Amorim – Melhor com ela do que sem ela.

Pedro Raffy – Sem dúvida.

Paulo Henrique Amorim – Um abraço, professor, obrigado.

Pedro Raffy – Outro, tchau.

Nenhum comentário: