quinta-feira, julho 26, 2007

Governo Lula: Crescimento já alcança quase todos os setores da indústria

A retomada da atividade econômica já alcança quase todos osm setores industriais do país, seghundosegundo a pesquisa Sondagem Industrial divulgada nesta quinta-feira (26) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).



"O crescimento está atingindo mais gente", disse o gerente da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.

Os pesquisadores perguntaram a 1.714 empresas se seu nível de atividade havia crescido, diminuído ou ficado estável ao longo do segundo trimestre do ano.



A resposta foi crescimento em 21 do total de 27 setores consultados, ou 77%. Em 2006, no mesmo período, o crescimento só era registrado em oito setores (30%). "Os resultados apontam para a consolidação do crescimento da indústria", comentou Fonseca.

O processo vem sendo puxado pela expansão do consumo no mercado interno, enquanto o externo continua sendo um problema. O aumento da demanda interna levou à melhoria de outro indicador – o emprego.



Além de mais espalhado, o aquecimento da atividade econômica chegou às micro e pequenas empresas, o segmento que menos reagia à melhora do cenário econômico interno. No primeiro trimestre do ano, a maioria apontava redução na atividade. A situação se inverteu no segundo trimestre.

Resultados
A pesquisa da CNI apresenta seus resultados num sistema de pontos em que resultados acima de 50 apontam desempenho positivo e abaixo de 50, desempenho negativo.



No segundo trimestre, o indicador de produção da indústria como um todo chegou a 56,2 pontos, ante 51 pontos no primeiro trimestre deste ano e 49 pontos no primeiro trimestre de 2006. O indicador de emprego foi de 52,6 pontos, contra 51,1 pontos no início do ano e 48,8 pontos no segundo trimestre de 2006.

Capacidade instalada
A utilização da capacidade instalada da indústria atingiu 75% no segundo trimestre deste ano, diz a pesquisa. No primeiro trimestre do ano, o nível estava em 73%. Entre as pequenas indústrias, chegou a 69%, ante 71% no primeiro trimestre.



Nas médias, o resultado foi 74%, contra 73% no período anterior. Entre as grandes, a utilização chegou a 80% contra 78% nos três primeiros meses do ano.

Portal Uai

Nenhum comentário: