quinta-feira, junho 07, 2007

A tática da mídia conservadora (e golpista)

Você quer ser jornalista? Então siga o menu abaixo adotado pelos donos dos meios de comunicação do Brasil


1 - qualquer assunto que seja contra o governo federal aumentar o volume máximo, acionar a Central do Golpe e colocar em toda mídia em tom acusatório e condenatório.
2 - O pensamento do Fundo Monetário Internacional é o determinante, mesmo que as baboseiras econômicas pregadas pelo FMI jogariam o país em recessão, aumentaria o desmprego e geraria mais violência, elas deverãos ser defendidas de forma acrítica.
3 - O tucano José Serra, governo do Estado de São Paulo é o único com condições de impedir a implantação de um Projeto Nacional de Desenvolvimento. Assim, como fez a mídia francesa com Sarkozy, que desde 2002 goza de espaço privilegiado na mídia, o Serra quando a notícia for boa para ele terá o volume aumentado e será manchete de capa. Quando for ruim, o volume será quase que imperceptível, e constará no interior dos jornais de forma rápida.
4 - Os Estados Unidos têm sempre razão, invadiram o Iraque para libertá-lo de um governo corrupto e violento. Não foi para se apossar do petróleo do país e dominar um dos poucos países da região que tinha condições de se desenvolver econômica e socialmente.
5 - Terroristas são os palestinos, mesmo quando Israel invade o seu território com tanques e aviões e disparam mísseis para todo lado suspeito.
6 - O prefeito Kassab de São Paulo não pode ter o mesmo tratamento crítico que teve a Marta Suplicy. A cidade passa pela maior epidemia de dengue, mas isso é apenas detalhe.
7 - Programas sociais não resolvem nada. A cartilha é a do economista inglês Malthus, para quem não adianta ajudar os pobres, deixe-os à própria sorte.
8 - Governos que defendem a população de seus países, a não ser que seja europeus ou norte-americanos, são populistas.
9 - O Brasil não cresce por falta de reformas como a trabalhista e a previdenciária. A trabalhista é para flexibilizar contratação de trabalhadores e tirar direitos trabalhistas, que são contra-producentes. A previdenciária é para tirar as aposentadores dos velhinhos que são privilegiados.
10 - O COPOM está sempre com razão, não importa se as taxas de juros reais do Brasil são as maiores do mundo.
11 - É preciso reduzir gastos do governo. Gastos sociais, pois o país já gasta muito nessa área. Redução com gastos de juros jamais.
12 - As cotas nas universidades públicas não são necessárias, todos têm condições iguais de competir por uma vaga, apesar que uns poucos estudaram no colégio Bandeirantes e a maioria em sistema falidos de educação estadual.
13 - Chávez é ditador e na Venezuela não há liberdade de imprensa, apesar de Hugo Chávez ser atualmente o político que mais vezes passou por eleições livres e na Venezuela a mídia descer o pau nele 24 horas por dia.
14 - A democracia é um bem inalienável, a não ser quando é seja para derrubar governos tipos Hugo Chávez. Na Venezuela a mídia do mundo inteiro apoiou o Carmona que ia implantar uma ditadura no país.
15 - A liberdade de imprensa deve prevalecer, isso é, a liberdade dos donos dos meios de comunicação, pois o jornalista não é livre para escrever o assunto a partir do seu ponto de vista. A pauta na maioria das vezes já sai pronta da redação, o jornalista só vai atrás para confirmar a tese formulada pelo patrão.
16 - Todos os políticos do PT que forem suspeitos de algo deverão ser chamados de petistas, ficar bem patente que são do PT e não terem direito ao contraditório. Dos demais partidos não, por exemplo o ex-deputado que foi preso na operação Xeque- Mate até o momento não disseram que partido ele pertence, o governador de Alagoas Teotônio Villela Filho, nunca disseram o tucano governador de Alagoas.
17 - Toda informação que for favorável ao governo LULA não deve ser sinalizada como do governo, agora tudo que for desfavorável, deve ser enfatizado como governo Lula.
18 - Fotos do Lula na capa do jornal só quando for desfavorável, exemplo, a Folha de São Paulo, o Lula só aparece quando há alguma acusação do jornal contra o presidente.
19 - Jamais defender um Projeto Nacional de Desenvolvimento e um governo trabalhista. O Brasil é um país com vocação ao subdesenvolvimento e deve permanecer como tal.
20 - Esse país não vai dar certo pois o povo é indolente, apesar de ser um dos povos que mais trabalham no mundo. Isso não interessa. Também é o mais corrupto do mundo, apesar desta semana um ministro japonês ter se enforcado por causa de corrupção e o vice-presidente dos Estados Unidos estar ligado a uma empresa que tem contratos vultosos no Iraque.

Nenhum comentário: