terça-feira, abril 17, 2007

CPI do Plano Real?

GOLPE DO PLANO REAL MERECE UMA CPI?






Paulo Henrique Amorim



Máximas e Mínimas 317





. O livro “Os Cabeças-de-Planilha”, de Luís Nassif, revela que pelo menos um dos formuladores do Plano Real, André Lara Resende, se beneficiou da inesperada e equivocada sobrevalorização do Real, no lançamento do Plano.



(Clique aqui para ler “Resende e o grande golpe do Plano Real”).



. O internauta Evaristo Almeida fez o seguinte comentário:



“O conteúdo desse livro é motivo para uma CPI. Somente no Brasil com uma mídia conservadora (e golpista) esse pessoal que ficou rico ás custas da sociedade brasileira continua impune. A riqueza do Lara Resende é diretamente ligada ao crescimento exponencial da dívida brasileira, que só em juros paga anualmente mais de R$ 160 bilhões. O dinheiro usado para levar cavalos para a Inglaterra ou para adquirir Ferraris do André Lara Resende era o destinado à educação e á saúde que teriam beneficiado milhões de brasileiros. Agora eles contam com o silêncio da mídia que foi cúmplice nesse saque ao país. E o Fabio Giambiagi quer tirar o dinheiro das aposentadorias dos velhinhos, se não fosse trágico, seria cômico. É ISSO”.



. O Conversa Afiada considerou que o comentário faz muito sentido porque seria uma CPI com objeto claramente determinado: apurar se no lançamento do Plano Real a valorização do Real foi um erro ou um golpe para enriquecer André Lara Resende e outros donos de bancos de investimento, conforme denúncia do livro “Os Cabeças-de-Planilha”, de Luís Nassif.



. O Conversa Afiada considera que deveriam depor André Lara Resende, Gustavo Franco, Pedro Malan, Pérsio Arida, Edmar Bacha, Winston Fristch, José Serra e finalmente o Farol de Alexandria, Fernando Henrique Cardoso.



. O Conversa Afiada enviou a íntegra da entrevista de Luís Nassif e perguntou: “O(a) senhor(a) vai pedir a instalação de uma CPI do Plano Real?”, às seguintes lideranças do Congresso:



Luiz Sérgio (PT-RJ) – Líder do PT na Câmara



Arthur Virgilio (PSDB-AM) – Líder do PSDB no Senado



José Agripino (DEM-RN) – Líder do DEM (antigo PFL) no Senado



Ideli Salvatti (PT-SC) – Líder do PT no Senado



Romero Jucá (PMDB-RR) – Líder do governo no Senado



Júlio Redecker (PSDB-RS) – Líder da oposição na Câmara



Rodrigo Maia (DEM-RJ) – Presidente Nacional do DEM



José Múcio Monteiro (PTB-PE) – Líder do Governo na Câmara



Mario Negromonte (PP-BA) – Líder do PP na Câmara



Márcio França (PSB-SP) – Líder do PSB na Câmara



Marcelo Ortiz (PV-SP) – Líder do PV na Câmara



Chico Alencar (PSOL-RJ) – Líder do PSOL na Câmara



Renildo Calheiros (PCdoB-PE) – Líder do PCdoB na Câmara



Fernando Coruja (PPS-SC) – Líder do PPS na Câmara



Luciano Castro (PR-RR) – Líder do PR na Câmara



Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) – Líder do PSDB na Câmara



Onyx Lorenzoni (DEM-RS) – Líder do DEM na Câmara



Francisco Dornelles (PP-RJ) – Líder do PP no Senado



Renato Casagrande (PSB-ES) – Líder do PSB no Senado



José Nery (PSOL-PA) – Líder do PSOL no Senado



Inácio Arruda (PCdoB-CE) – Líder do PCdoB no Senado



João Ribeiro ( PR-TO) – Líder do PR no Senado



Epitácio Cafeteira (PTB-MA) – Líder do PTB no Senado





Respostas:



Fernando Coruja (PPS-SC) – Líder do PPS na Câmara: "Concordamos com a instalação de toda CPI que obedeça aos requisitos constitucionais: fato determinado, prazo de funcionamento dos trabalhos e número de integrantes da comissão. Inclusive, concordamos com a imediata instalação da comissão. A posição do PPS sempre foi a de instituir instrumentos que possibilitem a ampla investigação no Legislativo".



Romero Jucá (PMDB-RR) – Líder do governo no Senado: Não. Segundo a assessoria de imprensa, o senador Romero Jucá, líder do governo no Senado, acha que as CPIs, de um modo geral, são um instrumento necessário e legítimo do Congresso Nacional. Do ponto de vista do governo, não há nenhum obstáculo a qualquer tipo de CPI, mas a discussão no Congresso deve caminhar em torno das propostas de crescimento e desenvolvimento do país. O que ocorre com as Comissões Parlamentares de Inquérito é que, muitas vezes, elas desviam o interesse do desenvolvimento para somente o interesse da investigação.



Epitácio Cafeteira (PTB-MA) – Líder do PTB no Senado: Segundo a assessoria de imprensa do senador, Epitácio Cafeteira não vai se pronunciar.



Ideli Salvatti (PT-SC) – Líder do PT no Senado: Não. Por enquanto esse assunto não está sendo discutido na bancada PT no Senado, informou a assessoria de imprensa da senadora.

Nenhum comentário: